domingo, 13 de dezembro de 2015

Após 10 anos seguidos, o Festival Arariboia Rock é descontinuado...

Durante 10 anos consecutivos eu realizei em Niterói (RJ) o Festival Arariboia Rock. Totalmente independente e voltado para bandas autorais, sem graça e na raça. Em dezembro de 2014 fiz o último e passei o bastão. Não havia mais sentido para mim. Porém, mais triste ainda é publicar aqui para a posteridade a nota de que não haverá a 11a edição em 2015 e o festival passará em branco.

A seguir a nota publicada por Guilherme Carvalho e Noemi Machado, que desde o fim de 2014 são os novos coordenadores do movimento Arariboia Rock:

"Hoje, dia 04 de Dezembro, é Dia Municipal do Rock na cidade de Niterói/RJ. É com imenso pesar que anunciamos que NÃO HAVERÁ uma edição do Festival Arariboia Rock este ano. Esta seria a décima primeira edição consecutiva do Festival, e por motivos de falta de apoio, tanto público quanto privado, incentivo, patrocínios e recursos próprios, este ano de 2015 não conseguiremos realizar o Festival.

Um breve histórico do único festival de rock do Estado do Rio de Janeiro que teve 10 edições anuais consecutivas:

No dia 18 de dezembro de 2005 foi realizado o 1ª Festival Arariboia Rock, na Praça Vital Brasil com a apresentação de sete bandas autorais da cidade. Um festival aberto, livre e gratuito a todos. Desde então, mais de 110 bandas em outras nove edições foram realizadas em diversos pontos da cidade de Niterói, desde casas noturnas de referência do gênero, como as antigas Texas Bud, Box 35, Clubes Fluminense e Luzitano (Ilha da Conceição) e o mítico Convés, aos palcos do Teatro do DCE da UFF e culminando em duas edições no Teatro Popular. A última, em 2012, com dois dias de festividades e as participações de importantes bandas, não só da cidade, mas também de outros estados e até mesmo de Chicago (EUA).


Em 2007 a cidade de Niterói sancionou a lei Nº 2495, instituindo: "A Câmara Municipal de Niterói decreta e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei: 

Art. 1º Fica instituído no Município de Niterói, o Dia Municipal do Rock, a ser comemorando anualmente a cada 04 de dezembro.” 


Em 2012, o Festival se integra ao FBA - Festivais Brasileiros Associados, que conta com grandes festivais de todo o Brasil, como Abril Pro Rock (PE), Demo Sul (PR), Goiânia Noise (GO), MADA (RN) Porão do Rock (DF) entre tantos outros tão importantes quanto. 


E em 2014, a Secretaria do Estado de Cultura eleva o Festival Arariboia Rock como Patrimônio Imaterial do estado do Rio de Janeiro.


É nosso maior desejo que, no ano de 2016, o Festival Arariboia Rock volte, maior e melhor do que nunca, com uma estrutura digna para o público e para os artistas, um festival democrático, que seja a celebração de um ano inteiro de conquistas para os artistas locais e acolhedor para bandas de todas as cidades vizinhas e até mesmo outros estados e países. Para isso, contamos com o apoio de todos, músicos, bandas e amantes da cultura em geral, pois o Festival Arariboia Rock é feito pensando em vocês e para vocês!"